Zamba

0

Na Argentina, zamba é o nome que se dá a um gênero musical e um tipo de dança que são característicos da região do Noroeste. A zamba faz parte do chamado folclore argentino.

A zamba pode ter um compasso de 6/8, de 3/4 ou una combinação de ambas e deriva das colônias europeias na América. Os europeus chamavam zambas às mulheres mestiças que descendiam de pai negro e mãe aborígena ou de pai aborígena e mãe negra, ao passo que os homens na mesma situação eram denominados zambos.

O conceito surge das divisões em raças ou castas que impuseram os conquistadores no continente americano. Os filhos de relações formadas por escravos africanos (ou seus descendentes) e indígenas americanos, neste contexto, eram os zambos, numerosos na Colômbia, no Brasil, na Venezuela, no Panamá e noutros países.

Atualmente, a nação com maior quantidade de população zamba é o Panamá. Certas regiões do Equador, da Colômbia e do Brasil, por outro lado, também apresentam numerosos habitantes zambos.

Zamba é uma dança tradicional da Argentina . É um estilo de música e dança folclórica argentina. O zamba é muito diferente do homófono , o samba – musicalmente, ritmicamente, temperamentalmente, nos passos da dança e em seu figurino. Tem seis batidas no bar e é uma dança majestosa, realizada por casais que se circundam, acenando com lenços brancos de maneira muito elegante. Tem elementos comuns com a cueca .

As zambas são compostas por todos os gêneros, desde aqueles que celebram pessoas ou eventos da história argentina até aqueles que descrevem a beleza de uma região ou de suas mulheres. Existem zambas de protesto político e até uma chamada Aerolíneas Argentinas . O bombo legüero tambor é proeminente na execução do zamba.

O nome “zamba” refere-se a um termo colonial para zambo (pessoas descendentes de ameríndios e africanos ). É, portanto, chamado zamba porque seu conteúdo lírico foi direcionado aos ouvintes nativos.

A dança teve origem na província argentina de Salta, no gênero crioulo, conhecido como zamacueca do Peru , em 1824, na mesma época em que o Peru , sob José de San Martín , obtinha independência. Chegou à Argentina pelo “Alto Peru”, uma região que hoje é a Bolívia e pelo Chile entre 1825 e 1830.

O Zamba é uma dança lenta em três quartos tocada principalmente no violão e no bombo legüero . Os passos da dança são um passo a pé, um passo alternativo (dois passos ao mesmo tempo) e uma ponta do pé alternado ou “sobrepaso punteado” (três passos ao mesmo tempo). O Zamba também requer um lenço.


Patrocinado