#TBT: Relembre o dia em que o U2 resolveu mostrar músicas ainda não prontas na televisão

0

#TBT: Relembre o dia em que o U2 resolveu mostrar músicas ainda não prontas na televisão

Em janeiro de 1986, banda tocou, em clima quase que de ensaio, duas canções que ainda não estavam prontas.

– #TBT: Relembre o dia em que o U2 resolveu mostrar músicas ainda não prontas na televisão

Era janeiro de 1986 e o U2 foi convidado a aparecer em um programa da televisão irlandesa chamado “TV Gaga”. Ao invés de simplesmente tocar dois ou três de seus hits, o quarteto decidiu mostrar ao público o que acontecia “por trás da cortina” usando o palco do programa para exibir as músicas em que estavam trabalhando para possível inclusão em seu próximo disco – que viria a se tornar o ultra bem sucedido “The Joshua Tree”.

A ideia podia parecer boa, mas, na hora, se mostrou não muito acertada. O grupo subiu ao palco, com Bono parecendo já ter tomado algumas cervejas a mais, e mostrou primeiro uma canção chamada “Womanfish“, que acabou descartada pelo grupo. Com pegada de rock dos anos 50 ela tem toda a cara de rascunho e, curiosamente, não soa muito distante das músicas inspiradas no rockabilly que os Smiths faziam com alguma frequência naquela época. Apesar desse primeiro experimento com o rock mais básico não ter dado muito certo, eles voltariam a insistir na ideia, desta vez com mais sucesso. “Desire“, de 1988 também bebeu da mesma fonte e se tornou um grande sucesso mundial.

A segunda canção exibida foi um esboço de “Trip Through Your Wires“, que, foi bastante lapidada e acabou entrando no segundo lado de “The Joshua Tree”. O U2 ainda mostrou uma cover de “Knockin’ On Heaven’s Door” de Bob Dylan (“uma música que só tem quatro acordes e é bem fácil de tocar”, anunciou o vocalista). Ainda assim, a execução também não foi das melhores, com alguns desencontros e Bono improvisando alguns versos na melodia.

U2

O guitarrista The Edge lembraria essa performance com bom humor no futuro. Sobre “Womanfish” (ou “Woman Fish”) ele disse que, graças a deus, ela nunca viu a luz do dia, a não ser por essa performance que foi feita em um “momento de demência”. O músico disse que a a apresentação foi horrorosa, talvez a pior que a banda fez em uma longa série de aparições televisivas de qualidade abaixo do aceitável.

Ele ainda brincou que tão logo acabaram de tocar, perceberam que ainda tinham um longo caminho pela frente e, mais tarde, tentaram subornar os produtores para que dessem as fitas para eles. “Acabou que eles também tinham a mesma opinião que a nossa e concluíram que aquele material não merecia ser arquivado.”

The Edge só não contava com as pessoas que gravaram o programa em casa com seus vídeo-cassetes e, menos ainda, que anos depois a internet, e o YouTube, iriam surgir para resgatar momentos como esses.

Nesse vídeo eles tocam “Womanfish” e “Trip Through Your Wires”

E esse traz a aparição completa, com entrevista e a cover de Dylan no final:

#TBT: Relembre o dia em que o U2 resolveu mostrar músicas ainda não prontas na televisão.


Patrocinado



Comente