Elvis Costello diz que acusação de plágio de Olivia Rodrigo é infundada

0

Elvis Costello diz que acusação de plágio de Olivia Rodrigo é infundada

Cantora foi “acusada” de usar o riff de “Pump It Up” em “Brutal”

– Elvis Costello diz que acusação de plágio de Olivia Rodrigo é infundada

Depois de ter sido acusada de plágio por um usuário do Twitter, Olivia Rodrigo foi “inocentada” pela suposta “vítima” do “roubo”, ninguém menos que Elvis Costello.

Billy Edwards postou no Twitter uma notícia do The Guardian onde Courtney Love, a vocalista do Hole, reclamava que Rodrigo havia plagiado a capa de “Live Through This”, o segundo álbum da banda de 1994, no cartaz de sua live, a “Sour Prom” – as imagens são de fatos bem semelhantes, como se vê logo abaixo:

Olivia Rodrigo

Edwards então escreveu que isso era o de menos, já que a primeira música de “SOUR”, o álbum de estreia de Rodrigo, era um “roubo direto” de uma canção de Costello. Ele se referia a “Pump It Up“, lançada pelo britânico em 1979, em comparação a “Brutal” da cantora.

O que Edwards não esperava era receber uma resposta do próprio compositor, que sequer havia sido marcado na postagem. “Pra mim está tudo bem, Billy. É assim que o rock and roll funciona. Você pega as peças quebradas de algo e faz um brinquedo novinho em folha. Foi isso que eu fiz.” Em seguida, ele colocou, em forma de hashtags, duas músicas que mostram que há uma longa linhagem ligando essas músicas: “Subterranean Homesick Blues“, de Bob Dylan (1965) e “Too Much Monkey Business” de Chuck Berry (1957).

Olivia Rodrigo

Em sua autobiografia, Costello conta uma divertida história envolvendo justamente “Pump It Up”. O inglês relembrou um encontro que teve com Dylan, em que ele começou a falar, “mas que absurdo isso que o U2 fez com você. Como eles tiveram a coragem?”. O compositor se referia a “Get On Your Boots“, single de 2009 da banda de Bono que também guarda semelhanças com o single de 1979.

Costello disse que demorou um pouco até perceber sobre o que Dylan falava e então percebeu que o americano estava simplesmente tirando uma onda com a sua cara. Já que, ele diz, a música do quarteto irlandês está para “Pump It Up”, da mesma forma que “Subterranean Homesick Blues” está para “Too Much Monkey Business”.

Billy Edwards, enquanto isso, está se divertindo coma “fama” repentina, já que a sua história está repercutindo em dezenas de veículos de comunicação. “Eu levei uma bela de uma lição”, escreveu ele no tuíte que está em destaque na página de seu perfil.

Ouça abaixo as canções citadas neste texto e veja se, de fato, elas seguem uma espécie de “linhagem”:

Elvis Costello diz que acusação de plágio de Olivia Rodrigo é infundada.


Patrocinado



Comente