Retrospectiva Vagalume 2021: Os álbuns do ano

0

Retrospectiva Vagalume 2021: Os álbuns do ano

Veja a nossa lista com os discos mais celebrados por público e crítica

– Retrospectiva Vagalume 2021: Os álbuns do ano

VEJA AQUI TODAS AS CATEGORIAS DA RETROSPECTIVA VAGALUME 2021!

Entre revelações e veteranos, o ano de 2021 foi repleto de álbuns festejados pela audiência, assim como os críticos musicais. O Vagalume fez um apanhado com alguns dos trabalhos de estúdio mais falados do ano e que certamente merecem que você os conheça. São grandes discos que fizeram de 2021 um ano especial para a música.

SOUR” – Olivia Rodrigo

A jovem cantora apareceu logo no comecinho do ano e acabou se tornando uma das donas do pedaço, primeiro com o single “drivers license“, que passou várias semanas no topo da parada americana, e depois com o seu disco de estreia onde ficou mais do que provado que Olivia não era uma cantora de um hit só. Longe disso. “SOUR” se mostrou um álbum direto, variado e sem gorduras ao trazer apenas 11 canções em pouco mais de 30 minutos. “traitor“, “deja vu” e “Good 4 u“, acabaram marcando tanto quanto o seu single inicial e deixou claro que os anos 20 do século 21, tinha, em sua figura, a sua primeira grande estrela pop.

30” – Adele

Foram anos de silêncio e muita espera, mas Adele entregou um álbum que mostrou que ela ainda tinha muito a oferecer, mesmo que siga trabalhando dentro do universo onde se consagrou e se sente à vontade: o pop grandioso e adulto com muita influência da soul music e do R&B dos anos 60 e 70. O sucesso arrebatador ao redor do planeta, mostram que o público estava com saudades. Agora é torcer para que ela finalmente venha ao Brasil.

Portas” – Marisa Monte

2021 marcou a volta ao disco de duas instituições da música brasileira que também estavam devendo há anos um novo trabalho solo de estúdio. Caetano Veloso surgiu politizado e com a missão de celebrar a nossa cultura no ambicioso “Meu Coco”. o sucessor de “Abraçaço” de 2012. Já Marisa Monte veio com “Portas” o belo sucessor de O Que Você Quer Saber de Verdade” (2011) onde ela mostrou que segue com a voz impecável, talento para compor e escolher parceiros. O disco tem samba, pop, MPB e até uma valsa e privilegiou o material autoral – todas as músicas, com exceção de uma, composta por Marcelo Camelo, trazem a carioca como coautora.

An Evening With Silk Sonic” – Silk Sonic

Talvez fosse melhor considerar este o melhor disco de 1976 feito em 2021. O fato é que o projeto de amor feito por Bruno Mars e Anderson .Paak à soul música sofisticada dos anos 70 comprovou o talento dos dois na hora de criar músicas que invocam o espírito daquela época, ainda que tenham acrescentado de pitadas de estilos mais moderno de produção no trabalho para que ele não soasse como um mero pastiche. Com isso, canções como “Leave The Door Open” e “Smokin Out The Window” conseguiram agradar tanto os ouvintes de música pop radiofônica, quanto os fãs de Marvin Gaye e Stevie Wonder.

Call Me If You Get Lost” – Tyler The Creator

Caso raro de unanimidade de público e crítica, o sexto álbum do rapper chegou não só ao primeiro lugar nos EUA, como foi dos mais presentes em várias listas de “melhores de 2021”, quase sempre nos primeiros lugares. Um trabalho inovador e instigante que deve ser ouvido por fãs de hip hop, mas não só.

PRÓXIMA CATEGORIA: OS HITS DO ANO

CATEGORIA ANTERIOR: AS MELHORES PARCERIAS DO ANO

Retrospectiva Vagalume 2021: Os álbuns do ano.


Patrocinado



Comente